quinta-feira, 17 de maio de 2012

Voltar ao trabalho depois do Luto .. Saindo do meu casulo

Semana que vem ..
O temido retorno ao trabalho.. , como lidar, como voltar ao ambiente aonde passei o final da gravidez, a sala, a mesa, meu Deus ! ..
Volto ao trabalho na próxima segunda, 21/05 e isso me traz a sensação de ter que sair do meu casulo, do meu isolamento interno, porque quando tive o Enzo, aos 9 meses de gestação, automaticamente peguei a Licença Maternidade de 4 meses.. Amanhã completa 4 meses de seu nascimento e morte! Ou morte e nascimento, não sei, pois quando fui ao hospital para te-lo descobri que estava sem vida .. enfim ..
Retorno ao trabalho, ao mundo real ..
Junto com isso estou num grande dilema, será que estou pronta ? Estou pronta pro mundo real ??
Não sei... , mas sei que terei de enfrentar isso, com pulso firme, assim como lidei com tudo em minha vida.


Li uma matéria muito interessante e quero compartilhar com vocês :

AS PERDAS NA VIDA

Todos nós já perdemos algo na vida: alguns perdem a saúde, emprego, um animal de estimação... e, todos nós, infelizmente perdemos um ente querido.
Perder faz parte da vida de qualquer ser humano e o sofrimento decorrente disso vai depender do grau de afeição que tínhamos por aquilo que perdemos.

Não há duvida que a maior perda é a de um filho. É quase indescritível esta dor. Não tente imaginar. Só sabe disso quem já viveu esta terrível experiência. Desnecessário dizer que é antinatural um filho falecer antes dos pais, que ele representava o futuro, era uma parte dos pais...
Há os que perdem os pais e com eles também se perde a nossa identidade, o alicerce... Há quem perde o marido, companheiro. E, quando a relação era boa resta o sentimento de solidão e a reconstrução do novo papel social. Perde-se o irmão, avós, tios, primos...

Tudo isto faz parte da vida. Não há vida sem perdas.
Também não há vida sem ganhos. Temos o péssimo vício de realçar as perdas em detrimento dos ganhos. Insistimos em lembrar das coisas tristes.
Por que será que sofremos tanto?

Buda dizia que um dos pilares que sustenta o sofrimento humano é o apego. É importante lembrar que o mundo físico não é permanente. Se aceitarmos a imperfeição, a transitoriedade e a interdependência entre tudo e todos no universo podemos evitar ou diminuir o sofrimento.
Não é simples? Nada simples.
Não há escolhas. A situação está posta e é com isso que temos que lidar. A responsabilidade de ter uma vida melhor vivida é nossa e precisamos buscar todos os recursos para que isto aconteça.

Religião, trabalho, amigos, cursos, terapias, grupos de autoajuda e tantos outros são recursos que precisamos buscar quando vivemos uma situação de perda.
Vá a luta!

Matéria retirada do site CASULO - Associação Brasileira de Apoio ao Luto.
Vale a pena ver as matérias do site ..

13 comentários:

  1. Gi, força para seguir em frente! Só volto a trabalhar final de junho, e vou voltar feliz, sabe pq? Pq meu anjo não quer me ver triste não, pense assim! Se vc ficar triste, consequentemente seu anjinho ficará tbm, e vc não quer vê-lo triste não é mesmo? Qualque coisa estou aqui! Não consegui seguir seu blog, mas estarei acompanhando! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É .. imagino que encarando a vida de frente e me mantendo firme talvez seja mais fácil.
      Obrigada, beijo.

      Obs. mudei a barra de seguidores para o início do blog.. agora dá pra seguir ..

      Excluir
  2. Gi, tenha certeza que Deus é contigo, Ele estará ao seu lado. Você com certeza muitas vezes irá se deparar com uma enorme tristeza, uma vontade de jogar tudo pro alto, uma certa falta de paciências com os colegas de trabalho, mas isso tudo é natural, porque aos poucos nós percebemos que a dor é somente nossa e que o mundo não para pra nos ver sofrer. Tudo caminha como antes, mas nós paramos no tempo, exatamente no momento que perdemos nossos ANJOS, mas Deus dará força querida, acredite; somente pela graça Dele e por amor aos nossos filhos é que nos mantemos de pe.
    Abraços e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito muito nisso Ligia .. espero mesmo em Deus conseguir forças para sobreviver a tudo isso ..

      Obrigada

      Excluir
  3. Amiga imagino sua angustia de voltar ao trabalho pessoas perguntando querendo saber detalhe etc...amiga deixa bem claro que vc esta em faze de recuperação e o assunto é delicado, não pense nos outros... temos que enfrentar a vida ou seja a realidade mais amiga essa é o caminho certo...Beijos força e obrigado pelo carinho...

    ResponderExcluir
  4. Então ..
    Fico imaginando isso. O pior é ter que lidar com o sentimento de saber que eu ainda estarei de luto e tendo que agir normalmente pois o mundo não pára né ..
    As vezes acho isso dificil. As pessoas não sabem o tamanho da dor, mas cabe a mim saber e aprender a lidar com essa situação .
    Força para todas nós!

    Beijo Kathia

    ResponderExcluir
  5. Eu passei por isso.Eu tinha 3 meses de férias que tinha deixado para ficar com a Letícia.Mas ela foi morar no céu com 54 dias,não tinha mais pq ficar em casa,então terminando a licença eu voltei.Foi difícil,tinha horas em que eu queria sair correndo de lá,as colegas evitavam tocar no assunto,mas, eu queria falar,lembro que eu mostrava a foto dela no celular com orgulho,pq tenho muito orgulho dela,mas, percebia o olhar de piedade das pessoas.Uma criança me perguntou e o teu nenê? eu disse está no céu.Ele disse mas então ele morreu? mas como pode um bebê morrer?Quase que eu respondi eu também não entendo.Mas com o passar dos dias vi que o trabalho fez eu me sentir melhor,em casa eu ficava grudado no computador e o trabalho me distrai,não esqueço a Letícia no meu trabalho pelo contrário toda manhã eu peço pra ela Letícia ajuda a mamãe trabalhar direitinho e sinto a presença dela como sentia quando estava grávida.Força amiga eu consegui e você vai conseguir também!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gi,meu nome é Adriana Frazão sou seguidora do blog da Cecylia e da Kathia,a minha estória é um pouco parecida com a sua perdi o meu Miguel quando faltava 2 dias pra ele nascer´pois seria uma cesariana.Mas eu estou passando por essa situação em voltar ao trabalho,voltarei no inicio de junho,mas o meu caso é um pouco diferente,quando eu estava gravida,tinha 6 meninas,contando 7 comigo que também estavam gravidas,só elas todas estiveram seus bbs,eu fui a única que perdi,não sei como vou encarar essa situação,já pensei em pedi pra sair de lá,mas até agora não tive coragem de pedi pra me mandar embora,é o que tenho vontade de fazer,não tenho vontade nenhuma de voltar à trabalhar naquele lugar,ainda mas que eu sei que vai haver comentários do tipo,coitada da Adriana ela foi a única que não consegui te seu bb,isso sem falar a medida que elas forem retornando e se reunindo pra contar como estão espertos seus filhos e no meio só ouvindo sem poder falar nada,querida sinceramente não sei o que fazer.No seu caso pelo visto não tinha ninguém junto com vc gravida né,parace,mas vc com certeza vai conseguir com fé em deus vai conseguir sim.Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana
      Tinha uma gravidinha sim ..
      Inclusive qdo tinha 1 mes do ocorrido tive de vir no meu local de trabalho e dei de cara com ela e o bebe .. me deu um frio na espinha, mas consegui lidar com a situação ( dentro do possível )
      Mas agora, já estou aqui, no terceiro dia e te digo: É muito dificil viu !
      Deus tem me dado uma força que não tenho para seguir em frente.

      Sorte pra vc!

      Excluir
    2. Oi Gi,obrigada por me responder,vou te dar noticias pra vc,viu.

      Fk com Deus....

      Excluir
  7. Olá Gi,
    Obrigada pela visita e por decidido seguir meu blog. Ficarei feliz em sempre te ver por lá.
    Minha querida, sinto muito por sua perda, posso imaginar seu sofrimento pois estamos juntas nessa difícil caminhada, essa dor é só nossa. Mas, sabemos que temos um Deus maravilhoso que não nos desampara e que podemos entregar nosso fardo em Suas mãos e confiar! Que Ele possa te consolar e te dê força e coragem para seguir em frente. Tenha fé!
    Conte sempre comigo viu?! Deixo minhas vibrações de paz pra vc e sua família. A Isabelli é linda!
    Meu abraço apertado e carinhoso a vc!

    ResponderExcluir
  8. Ai, logo, logo, será eu...Volto a trabalhar no dia 21/12. Além de tudo, ainda estaremos próximos do Natal.Já fico imaginando a reação das pessoas. Muitas agirão com hipocrisia, fingindo estarem preocupadas, para saberem detalhes do ocorrido; outras, vão fingir que nada aconteceu. Enfim, não sei o que é pior. De qualquer forma, faz parte. Se outras coisas piores suportei, acho que não é esta que me fará fraquejar.Quando engravidei, uma colega também engravidou e até trocamos experiências durante a gestação. Está tudo bem com ela e com o bebê, pelo menos eu acho, mas isso não me causa angústia...Acho que o pior é enfrentar as perguntas, os olhares das pessoas e me adaptar às mudanças, mas Deus vai me capacitar...
    Há! Fico feliz por estarem bem. Nossa, vc já está na 30ª semana, que benção!!!Imagino o tamanho da sua ansiedade, mas agora, calma, em breve o Pietro está aí e você encherá ele de beijo (rss)

    ResponderExcluir