sábado, 19 de janeiro de 2013

Remédios e tratamentos durante a gravidez do Pietro

Oi meninas
Esse post é para deixar registrado para posteridade a verdadeira batalha que sofri durante a gestação do meu amado Pietro ..

Então vamos lá ..

Quando aconteceu a morte do Enzo, em janeiro de 2012, algo que até hoje não sabemos a causa real, afinal o laudo do IML apenas apontava como anóxia intrauterina porém  não mostrava o que havia causado isso, comecei uma verdadeira operação de caça para descobrir o que estava errado ou se tinha algo errado ..
Bom, já de cara o médico na época pediu que eu tomasse ácido fólico .. mesmo sem estar grávida .. iniciei em fevereiro de 2012. 
Fiz uma bateria de exames laboratoriais e aparentemente tudo ok comigo .. março de 2012.
Menstruei em março e em abril 2012. Em maio, nada de ela aparecer e no dia do meu aniversário resolvi falar com papai e passamos numa farmácia e compramos o teste ( tenho ele guardado até hoje rs ), morrendo de medo de dar negativo e ter uma decepção no próprio niver, mas graças a Deus em 25/05/12 POSITIVO !
A felicidade e o medo se instauraram em minha vida, pois eu havia voltado ao trabalho a cerca de uma semana após a Licença Maternidade do Enzo, e já estava gestante novamente .. rs .. chefe amou né ? Rs .. Bom o importante é que minha benção estava a caminho e eu lutaria com todas as minhas forças para levar a gravidez até a vitória final ..
Aí veio a descoberta de um pequeno problema cardíaco, e minha pressão dava sinais de aumento repentino .. Agosto 2012, então o cardio entrou com metildopa 250 mg  3 X por dia.
E em agosto mesmo o médico me encaminhou ao INSS para afastamento e começar um repouso absoluto até o fim da gravidez.
Na época eu estava definindo ainda qual seria meu GO pois queria um que pudesse ir até o final da gravidez  e fazer o parto tb e encontrei Dra. Ana Luiza, uma excelente Doctor, exigente, mas ótima e diante de um verdadeiro interrogatório e análise dos exames laboratoriais ela definiu que eu tomaria AAS até  o fim da gravidez, quando ela dataria a suspensão. ( Isso por conta da mutação genética descoberta, então caso o anticoagulante AAS não respondesse satisfatoriamente ela entraria com injeções - acabou não sendo necessário ) Junto com isso ela voltou com o ácido fólico pois ele também ajuda na tal mutação, eu havia tomado por orientação até a 16. semana e parado .. essa mutação causa aborto até o terceiro mês ou mal súbito no fim da gestação, então todo cuidado era pouco e a associação do AAS + Ácido Fólico trataria esse problema .. tomei o AAS até a 36. semana e a cesariana estava agendada para a 38. semana .. parei com o anticoagulante apenas 2 semanas antes do parto .. a Doctor achou melhor assim.
A Doctor preferiu também que eu iniciasse a ingestão de  carbonato de cálcio ( 500 mg ) uma vez ao dia  pois isso ajuda a evitar a pré eclampsia .. em setembro de 2012 .. a dosagem foi aumentada em novembro para 2 X ao dia .. e assim foi até o fim da gestação.
Tomei DAMATER durante toda a gestação .. 
Na 33. semana devido a evidências de um possível parto prematuro tomamos as injeções de corticóide.
Exames periódicos foram realizados para medir o andamento da gravidez e assim ela decidiu que ela esperaria até 09.01 para o parto normal, senão do dia 10.01 não passaria e faríamos a cesariana. 

Resumindo ..
Fev .. ácido fólico 1 X ao dia
Maio .. Descoberta da gravidez e início do Damater 1 X por dia
Ago .. Metildopa 250mg 3 X por dia, AAS + Ácido Fólico ( retorno )
Set .. Carbonato de cálcio 1 X por dia
Nov .. aumento de cálcio para 2 X por dia, 500 mg cada

E assim foi .. valeu a pena cada momento! Não foi fácil, mas foi muito gratificante ..

7 comentários:

  1. Oi,

    Encontrei o seu blog através do blog da Katia Porto, fico feliz ao saber que vc teve seu bebe e que está tudo bem, perdi meu filho recentemente, e agora vou começar o aconselhamento genético...amei o blog estou seguindo, dá uma passada lah no meu tbm e veja um pouco da minha história:
    http://nandaflorzinhabricio.blogspot.com.br/2013/01/o-colo-que-nao-dei.html
    Tá sendo muito difícil, mas ver histórias como a sua de sucesso me aclama o coração.
    Que o Senhor continue a abençoar sua família grandemente!!

    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Ahh, eu tbm tomei metildolpa 3 x ao dia mas eu tomava de 500 mg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não aumentei a dosagem porque junto com metildopa eu tomava o carbonato de cálcio para evitar a pré eclâmpsia ..

      Excluir
  3. Flor o Damater é para que? Um super parabéns pelo Pietro..bjs tudo de bom a vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. damater é um complexo vitamínico indicado para algumas gestantes ..

      Excluir
  4. Vc é uma grande guerreira, foi atras do seu sonho, não desistiu e foi abençoada grandemente! Todo esforço foi válido e vc merece ser muitoooo feliz!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi flor! Se eu escrever a minha lista de medicamentos dá até dá.. rs
    tomo 3 antihipertensivos, uma vitamina e mais uma injeção diária de anticoagulante... Mas pra ter nossos bebes no colo tudo vale a pena né? E vc já está aí com o lindo do Pietro!!!

    Quero saber como está tudo agora....

    Beeeijo

    ResponderExcluir